Cidade do Vaticano (RV) – “Não represento só a mim mesmo, mas todo o Brasil”: este é o sentimento do recém-criado Cardeal, Orani João Tempesta, no Consistório desta manhã, na Basílica Vaticana, presidido pelo Papa Francisco.
Em entrevista a Silvonei José, o Cardeal Orani declarou: “Quando foi anunciado [Consistório], eu senti no Rio de Janeiro e no Brasil também que, de certa forma, todo mundo se sentiu nomeado junto comigo. Então eu trago o sentimento de quem não representa só a si mesmo, não só o Rio de Janeiro, mas muita gente no Brasil. Trago comigo muita gente que se sentiu agraciado com esse título e, é claro, alguém tem que representar este povo todo e coube a mim. Depois, uma grande responsabilidade, para a qual eu peço a Deus que me dê a capacidade de poder servir à Igreja e ao mundo, evidentemente a Igreja com sua responsabilidade mundial, para que possamos levar para frente esta grande missão”.
218 CARDEAIS, DOS QUAIS 10 BRASILEIROS Com o Consistório convocado pelo Papa Francisco para a criação de 19 novos Cardeais - o primeiro de seu pontificado -, o Colégio Cardinalício fica composto por 218 Cardeais, dos quais 122 eleitores e 96 não eleitores.
O novos Cardeais são provenientes de 15 países: 4 da América do Norte e Central: Canadá, Nicarágua, Haiti e Antilhas: 3 da América do Sul: Argentina, Brasil e Chile; 2 da África: Costa do Marfim e Burkina Fasso; 2 da Ásia: Coréia e Filipinas.
Com a criação do novo Cardeal brasileiro, Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, o Brasil agora tem dez Cardeais:
1. Dom Cláudio Hummes, Prefeito emérito da Congregação para o Clero e Arcebispo emérito de São Paulo; 2. Dom Eusébio Oscar Scheid, Arcebispo emérito de São Sebastião do Rio de Janeiro; 3. Dom Geraldo Majella Agnelo, Arcebispo emérito de São Salvador da Bahia; 4. Dom João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; 5. Dom José Freire Falcão, Arcebispo emérito de Brasília; 6. Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo; 7. Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo; 8. Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida; 9. Dom Serafim Fernandes de Araújo, Arcebispo emérito de Belo Horizonte; 10. Dom , Arcebispo do Rio de Janeiro.
Dom Orani, 63 anos, filho caçula de uma família descendente de italianos, nasceu em São José do Rio Pardo (SP). Ordenado sacerdote em 1974, tornou-se bispo de São José do Rio Preto (SP) em 1997 e arcebispo de Belém em 2004. Em 2009, foi escolhido pelo então papa Bento XVI como arcebispo do Rio de Janeiro, e anfitrião da Jornada Mundial da Juventude, em julho do ano passado. (MT)